Exclusivo - Empresas de call center não cumprem lei.



De dezembro de 2008 a junho de deste ano, o Procon recebeu 2.151 reclamações sobre serviços de atendimento ao cliente, os chamados call centers. Foram 18 multas, R$ 588,6 mil.

“Todo recurso da multa é destinado ao Fundo de Defesa do Consumidor do Distrito Federal, que será aplicado em benefício da defesa do consumidor”, explica o presidente do Procon-DF, Ricardo Pires. “A partir da conciliação, não podemos mais atendê-lo, não terá ressarcimento a nível de Procon”.

Em agosto, vai ser inaugurado dentro do Procon um núcleo de Defensoria Pública. O consumidor que não conseguir a conciliação e quiser processar a empresa vai poder entrar na Justiça na própria agência.

As empresas de telefonia respondem por mais da metade - 52% - das reclamações. O brigadista Leonardo Alves Santana comprou créditos para o celular pré-pago e nunca recebeu os bônus prometidos pela empresa. “Eu fiquei uma hora e 20 minutos no telefone ouvindo a música sem ninguém atender”, reclama.

A mãe dele comprou um telefone fixo, mas não conseguiu a instalação. “Na quarta vez eu falei assim então cancela o telefone que eu não quero mais. Eles passaram para outro atendente e mesmo assim não resolveram, desligaram o telefone na minha cara”, conta a cabeleireira Marlene Alves de Santana.

“Se ninguém correr atrás, eles vão fazer isso direto. Tem a lei, mas eles não estão cumprindo”, destaca Leonardo Alves. O Procon diz que costuma resolver 60% dos casos.