Obra Prima
A obra-prima de Machado de Assis - "Dom Casmurro - Capitu"
Estreiou ontem dia 09/12, na Rede Globo, uma adaptação da peça para a TV, é baseada em TV, CINEMA, LITERATURA, ARTE, DANÇA entre outras formas de expressão.
A iluminação/direção de fotografia é perfeita.
A obra prende o espectador do início ao fim, sempre com um "gostinho de quero mais".
Ação criativa
“Com esse método, o figurino passa a propor leituras inacabadas que devem ser constantemente lidas e reescritas, dando maleabilidade para se comunicar com a grafia de cada cena. Isso me permite tirar ou colocar elementos que componham com o todo da imagem. Assim, os materiais usados na escrita do figurino ficam a serviço da ação criativa. É no registro da fragmentação que o figurino compõe sua unidade visual, pelo olhar do narrador”, define Beth.
Simétrico
A intenção também foi provocar o espectador através das roupas que ganham diferentes formas pelo movimento dos atores e da câmera. Não há uma simetria perfeita ou padrões da época inabaláveis. O figurino de Capitu, por exemplo, é enviesado, cortado obliquamente, tal como seu olhar de cigana. Mas isso merece um capítulo à parte.
Alguns textos tirados do blog da própria minissérie: http://tvglobo.capitu.globo.com/capitu/category/oficinas/
É uma narrativa que mexe com nossos sentidos, utiliza vários meios de expressão.
A dança é utilizada no decorrer da história.
Por ser uma expressão corporal, seria como mover nosso espírito além da própria imaginação.
Vários estilos de música, entre eles o rock e a música clássica, são colocados à mostra, para "interiorizar" nossos sentidos.
Além das colagens, que são usadas para montar uma estética perfeita.
0 comentários:
Postar um comentário